Terapia de Bowen

A Terapia de Bowen, ou Técnica de Bowen, é uma metodologia de movimentos de pressão e tração efetuados sobre o tecido conjuntivo mole - a fáscia, que envolve todos os órgãos e músculos do nosso corpo – aplicados com os dedos do terapeuta, com vista a ativar o sistema nervoso autónomo parassimpático e estimular os processos de autorregulação e autocura no corpo humano.

Esta metodologia foi desenvolvida há cerca de 70 anos por um osteopata australiano, Tom Bowen, que percebeu que o corpo humano respondia melhor ao tratamento de dores e outros sintomas quando eram efetuados pequenos movimentos no corpo manipulando a fáscia, seguidos de um tempo de descanso, no qual o sistema nervoso autónomo era ativado e começava a proceder aos reajustes necessários para reestabelecer o seu estado de equilíbrio, passando da ativação do sistema simpático para o parassimpático.

A Terapia de Bowen é usada para tratar todo o tipo de dores corporais, estados de stress e ansiedade, perturbações do sono, distúrbios digestivos, recuperação de tecidos após cirurgia, entre muitas outras queixas.

Esta é uma terapia não invasiva, sem recurso a medicamentos, que usa apenas os circuitos internos do sistema nervoso autónomo parassimpático para promover o restabelecimento do estado de saúde do nosso corpo.

É comum, no processo de tratamento ao longo das várias sessões, ocorrerem melhorias em sintomas secundários antes de começarem a manifestar-se as melhorias nos sintomas das queixas principais. Isto acontece porque as queixas principais normalmente resultam de processos de desequilíbrio ou desgaste que ocorrem há mais tempo do que as queixas secundárias, e por esse motivo estão mais “enraizadas” no nosso corpo, demorando mais tempo a responder ao tratamento.

Por ser uma terapia muito suave e delicada, a Terapia de Bowen pode ser usada em qualquer pessoa, desde recém-nascidos a idosos, pessoas ativas ou acamadas. A terapia induz um estado de relaxamento profundo, levando bastantes pessoas a adormecer durante a sessão. É também normal haver um aumento dos barulhos abdominais causado pela ativação do sistema parassimpático.

Na posição de deitado ou sentado, são efetuados pelo terapeuta pequenos movimentos de tração sobre a pele, em pontos específicos do corpo, seguidos de um período de pausa em que o corpo está simplesmente em repouso. Os movimentos seguem sequências específicas de acordo com os sintomas a tratar e são aplicados sem qualquer óleo ou creme como auxiliar (o objetivo é fazer a manipulação da fáscia sem que a pele escorregue sob os dedos do terapeuta).

A sessão total dura entre 40 a 60 minutos, de acordo com os sintomas a tratar e o número de movimentos necessários. De acordo com os sintomas apresentados podem ser aconselhadas séries de 5 a 8 tratamentos efetuados a cada 7 a 10 dias.

Os resultados dos tratamentos efetuados com a Terapia de Bowen mantêm-se ao longo do tempo. Os sintomas apenas regressam se os comportamentos de desequilíbrio se mantiverem, caso contrário, o corpo mantém o seu recém adquirido estado de equilíbrio.